Grupo de Estudos do Gênero Canção

Coordenado pelo Professor Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar, que atualmente investiga “A canção como um gênero de discurso multissemiótico influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil”, é vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada, NELA, do Programa de Pós-graduação em Linguística, PPGL, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e desenvolve estudos sobre a canção como objeto de ensino e a aprendizagem da língua portuguesa com foco na Análise Multissemiótica da Canção. 

MARCOS BALTAR

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Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa pela UFPEL, mestrado em Linguística pela UFSC e doutorado em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Pós-doutorado em Didactique des Langues na UNIGE, Suiça, supervisionado por Jean-Paul-Bronckart. Pós-doutorado em Formations de Maîtres no ESPE de Versailles, Université Cergy Pontoise, França, supervisionado por Max Butlen. Pós doutorado em Cultura e apropriação de segunda língua no INALCO de Paris, supervisionado por Thomas Szende. Membro do Núcleo de Linguística Aplicada – NELA da UFSC, coordenador da área de Língua Portuguesa do PIBID da UFSC. Secondary Proposer do projeto Culture & Second Language Appropriation COST – European Cooperation in Science and Technology, coordenado por Thomas Szende (INALCO – Paris).

Camila
Fraga

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina; doutoranda em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina; colaboradora voluntária no PIBID – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina; mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; especialista em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; graduada em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina; graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Kátia
Regina

Graduanda do curso de Letras Português, bolsista do PIBIC e bolsista voluntária do PIBID. Participa do projeto Oficina da Canção na Universidade Federal de Santa Catarina há 3 anos, colaborando com as pesquisas, desenvolvimento de conteúdo, design gráfico de materiais de apoio e ministrando oficinas nos projetos de extensão apoiados pela Secarte sob orientação do professor Dr. Marcos Baltar.

Laíse
Maciel

Trabalhou como professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Florianópolis e na rede estadual de Santa Catarina; doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará; graduada em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará.

Laura
Miranda

Graduada em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2002/02). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas,no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente do município de Humaitá-AM. É Mestre em Letras na Área de Concentração Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras- PPGL da UFAM. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Área de Concentração: Linguística Aplicada. Linha de Pesquisa: Ensino e aprendizagem de língua materna e de línguas estrangeiras. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Discurso – LADI. Área de Atuação: Ensino em Língua Inglesa. 

Leticia
Rodrigues

Trabalhou como professora na rede estadual de Santa Catarina (professor substituto) na área de língua portuguesa e literatura, participa do PIBID (CAPES), é graduanda do curso de Letras Português e suas Literaturas, também é a artista com destaque na área da música com suas composições postadas em todas as plataformas

Maria
Letícia

Graduação em Letras-Licenciatura Plena Português/Inglês e Bacharelado-Tradutor/Intérprete Inglês/Alemão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Português e Línguas Estrangeiras pela UNISINOS (1990). Mestre em Linguística Aplicada na UFSC. Professora de língua portuguesa e inglesa da Rede Municipal de Educação. Assessora técnico-pedagógica da Diretoria de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Atua na área da Educação, com ênfase em Letras. Coordenadora da área de línguas na SME de Florianópolis. Além da experiência docente em língua inglesa e portuguesa, atua na formação inicial e continuada de professores de línguas portuguesa e estrangeiras nos Ensinos Fundamental e Médio e formação de professores de anos iniciais na área de alfabetização e linguagem. Orientadora de estudos de programas federais de formação de professores como PNAIC, Pró-letramento e GESTAR. Assessora Polo UAB Florianópolis.

Michela
Espíndola

Michela Ribeiro Espindola é gaúcha, natural de Rio Grande – RS. Fez especialização em Leitura e Produção textual (UFPEL) e, posteriormente, em Neuropsicopedagogia Institucional Inclusiva, orientação e supervisão escolar (UNIBF). É mestra em Letras pela Universidade de Santa Catarina e licenciada em Letras – Português/ Espanhol e suas respectivas literaturas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada e estuda o gênero canção como objeto multissemiótico de ensino-aprendizagem junto ao projeto GECAN – NELA/UFSC, atua como professora na educação básica municipal de Florianópolis e como supervisora do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Português PIBID/UFSC.

Osmar
Cunha

Graduando do curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); bolsista PIBID (CAPES) e atua como músico.

Rita
Péres

Graduação em Letras- Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Cursou o PROFLETRAS/UFSC e concluiu o Mestrado Profissional em 2018. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina e professora aposentada da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: racismo e homofobia. Em 2018 teve o artigo “A escrita na escola: uma experiência com o gênero crônica” publicado no livro “Práticas de linguagem na esfera escolar”. Foi tutora no curso de Letras/Português, na modalidade EAD, em 2019/2 e 2020. Em 2020 foi aprovada para o Doutorado em Linguística da universidade Federal de Santa Catarina, cujo ingresso deu-se em 2021/1. Participa do GECAN (Núcleo de Estudos da Canção – UFSC), que é coordenado pelo Professor Doutor Marcos Antônio Rocha Baltar. O GECAN é vinculado ao NELA (Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada), que tem sede na UFSC.

Roberto
Baron

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa. Participa do projeto de pesquisa “A canção como um gênero de discurso multissemiótico de manifestação artística influenciando construções identitárias: da corte na Europa mediaval do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil” do Professor Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar, com a pesquisa: “Canção como gênero do discurso multissemiótico, multicultural e indisciplinar na escola para o ensino da língua materna. Especialista em educação de jovens e adultos / proposto pelo IFC de Camboriú / SC (2015); Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011); graduado em português e inglês e literatura pela Universidade Regional de Blumenau (2000); graduado no Curso Superior de Tecnologia Multimídia Digital pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010); especialista em Metodologia de Ensino À Distância pela Unisul / UnisulVirtual em (2005); especialista em Novas Mídias: Rádio e TV, pela FURB (2003). Atuou como professor de língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas de 2002 a 2016

Robson
Rosa

Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em Linguística aplicada a Educação e em Novas Tecnologias Aplicadas a Educação. Atualmente cursa o mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Tayná
Miranda

Mestra em Linguística Aplicada pela UFSC. Atua como professora de Redação há dez anos, com ênfase na preparação para ENEM e vestibulares. Na pesquisa, sua área de interesse são os gêneros multissemióticos como objetos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, em especial a canção.