
Um objeto multidisciplinar de análise e de ensino-aprendizagem de linguagens
06, 07, 08 e 09 de agosto de 2024
(Universidade Federal de Santa Catarina)
1. Programação definitiva*
Turno | Terça 06/08/2024 | Quarta 07/08/2024 | Quinta 08/08/2024 | Sexta 09/08/2024 |
Manhã | 8h-9h30 Credenciamento ________ 9h30 – 12h Sessão temática: Análise da canção** Mediação: Prof. Marcos Baltar | 8h-10h Minicurso Aspectos analíticos da canção popular Thais dos Guimarães (Universidade Federal de São Carlos) ________ 10h – 12h Sessão temática: Análise da canção Mediação: Prof. André Conforte | 8h-10h Minicurso Da improvisação à composição de canções. Estrutura melódica, harmônica, rítmica e textual da canção popular na perspectiva de Claudia Gomez Claudia Inés Gómez Suárez (Universidad de Antioquia- Colômbia) ________ 10h – 12h Livre | 8h-10h Minicurso Penser la chanson en sociologie Cécile Prévost-Thomas (Université Sorbonne Nouvelle – França) ________ 10h – 12h Livre |
Almoço | 12h – 14h | 12h – 14h | 12h – 14h | 12h – 15h |
Tarde | 14h – 17h30 Sessão temática: Prática educativa com a canção Mediação: Profª. Luciane de Paula _______ 17h30 – 18h Abertura do evento: Prof. Marcos Baltar | 14h – 17h30 Sessão temática: Análise da canção Mediação: Profª. Thais dos Guimarães | 14h – 17h30 Sessão temática: Análise da canção Mediação: Profª. Laura Miranda | 16h – 17h30 Lançamento de livros / EPs |
Noite | 18h Conferência: Écouter la chanson: une pratique résonante et émancipatoire Cécile Prévost-Thomas (Université Sorbonne Nouvelle – França) ______________ 20h Atividade cultural: Show Da bossa nova ao iê-iê-iê Marcos Baltar, David Cardona, Mayara Araújo, Patrícia Goulart e convidados | 18h Conferência: A escuta no processo de análise da canção popular orientada pelas reflexões de Roland Barthes e Roland Havas Thais dos Guimarães Alvim Nunes (Universidade Federal de São Carlos) ______________ 20h Atividade cultural Pocket Show de tango Natacha Gallucci | 18h Conferência: Abordagem bakhtiniana da canção: a contribuição metodológica da verbivocovisualidade na contemporaneidade Luciane de Paula (UNESP) ______________ 20h Atividade cultural Concerto de música colombiana: a vez das canções de Claudia Gómez Claudia Gómez | 18h Conferência de encerramento: Os gêneros da canção e as potencialidades didáticas para o ensino da oralidade Joaquim Dolz (Université de Genève) Aurea Zavam (Universidade Federal do Ceará) André Conforte (Universidade do Estado de Rio de Janeiro) ______________ 20h Jantar por adesão*** |
*Todas as atividades do evento ocorrerão no auditório Henrique Fontes, localizado no CCE UFSC.
** Você pode consultar dia e horário da sua comunicação oral neste link.
*** Traremos em breve, mais informações sobre o jantar por adesão.
2. Inscrição de participação sem apresentação
As inscrições, gratuitas, de ouvintes estão abertas. Para a efetivação da inscrição, os participantes deverão responder ao formulário de inscrição sem apresentação até o dia 31 de julho de 2024, para garantir seu certificado.
3. Hotéis e pousadas parceiros
Reiteramos que a II Jornada (brasileira) da canção conta com a parceria de alguns hotéis/pousadas. Embora não se responsabilize, sugere, para hospedagem dos participantes, as seguintes acomodações:
Cupom de 10% de desconto: JORNADA

(48) 99663-9441
Cupom de 10% de desconto: GECANHUB
15% de desconto para participantes da II Jornada (brasileira) da Canção
Entre em contato diretamente com os hotéis e venha a Floripa participar da II Jornada (brasileira) da canção!
Comitê científico
Adriana Delmira Mendes Polato (UNESPAR)
Anderson Jair Goulart (UFSC)
Cécile Prévost-Thomas (Université Sorbonne Nouvelle / França)
Claudia Inés Gómez Suárez (Universidad de Antioquia / Colômbia)
Joaquim Dolz (Université de Genève/ Suíça)
Luciane de Paula (UNESP)
Marcos Antonio Rocha Baltar (UFSC)
Roberto Baron (UFSC)
Rosângela Hammes Rodrigues (UFSC)
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas (UDESC)
Thais dos Guimarães Alvim Nunes (UFSCAR)
Thomas Szende (INALCO / França)
Organização
Grupo de Estudos da Canção (GECAN)/UFSC
