Terceira Circular II Jornada (brasileira) da canção

Um objeto multidisciplinar de análise e de ensino-aprendizagem de linguagens

06, 07, 08 e 09 de agosto de 2024
(Universidade Federal de Santa Catarina)

1. Programação definitiva*

TurnoTerça 06/08/2024Quarta 07/08/2024Quinta 08/08/2024Sexta 09/08/2024
Manhã

8h-9h30

Credenciamento

________

9h30 – 12h

 Sessão temática:

Análise da canção**

Mediação:

Prof. Marcos Baltar

8h-10h

Minicurso

Aspectos analíticos da canção popular

Thais dos Guimarães (Universidade Federal de São Carlos)

________

10h – 12h

Sessão temática:

Análise da canção

Mediação:

Prof. André Conforte

8h-10h

Minicurso

Da improvisação à composição de canções. Estrutura melódica, harmônica, rítmica e textual da canção popular na perspectiva de Claudia Gomez 

Claudia Inés Gómez  Suárez (Universidad de Antioquia- Colômbia)

________

10h – 12h

Livre

8h-10h

Minicurso

Penser la chanson en sociologie

Cécile Prévost-Thomas (Université Sorbonne Nouvelle – França)

________

10h – 12h

Livre

Almoço12h – 14h12h – 14h12h – 14h12h – 15h
Tarde

14h – 17h30

Sessão temática:

Prática educativa com a canção

Mediação:

Profª. Luciane de Paula

_______

17h30 – 18h

Abertura do evento: Prof. Marcos Baltar

14h – 17h30

Sessão temática:

Análise da canção

Mediação:

Profª. Thais dos Guimarães

14h – 17h30

Sessão temática:

Análise da canção

Mediação:

Profª. Laura Miranda

16h – 17h30

Lançamento de livros / EPs

Noite

18h

Conferência:

Écouter la chanson: une pratique résonante et émancipatoire

Cécile Prévost-Thomas (Université Sorbonne Nouvelle – França)

______________

20h

Atividade cultural:

Show Da bossa nova ao iê-iê-iê

Marcos Baltar, David Cardona, Mayara Araújo, Patrícia Goulart e convidados

18h

Conferência:

A escuta no processo de análise da canção popular orientada pelas reflexões de Roland Barthes e Roland Havas

Thais dos Guimarães Alvim Nunes (Universidade Federal de São Carlos)

______________

20h

Atividade cultural

Pocket Show de tango Natacha Gallucci

18h

Conferência:

Abordagem bakhtiniana da canção: a contribuição metodológica da verbivocovisualidade na contemporaneidade

Luciane de Paula (UNESP)

______________

20h

Atividade cultural

Concerto de música colombiana: a vez das canções de Claudia Gómez

Claudia Gómez

18h

Conferência de encerramento:

Os gêneros da canção e as potencialidades didáticas para o ensino da oralidade

Joaquim Dolz (Université de Genève)

Aurea Zavam (Universidade Federal do Ceará)

André Conforte (Universidade do Estado de Rio de Janeiro)

 ______________

20h

Jantar por adesão***

*Todas as atividades do evento ocorrerão no auditório Henrique Fontes, localizado no CCE UFSC.
** Você pode consultar dia e horário da sua comunicação oral neste link.
*** Traremos em breve, mais informações sobre o jantar por adesão.

 

2. Inscrição de participação sem apresentação

As inscrições, gratuitas, de ouvintes estão abertas. Para a efetivação da inscrição, os participantes deverão responder ao formulário de inscrição sem apresentação até o dia 31 de julho de 2024, para garantir seu certificado.

 

3. Hotéis e pousadas parceiros

Reiteramos que a II Jornada (brasileira) da canção conta com a parceria de alguns hotéis/pousadas. Embora não se responsabilize, sugere, para hospedagem dos participantes, as seguintes acomodações:

Cupom de 10% de desconto: JORNADA


 

(48) 99663-9441


 

Cupom de 10% de desconto: GECANHUB


 

15% de desconto para participantes da II Jornada (brasileira) da Canção

Entre em contato diretamente com os hotéis e venha a Floripa participar da II Jornada (brasileira) da canção!

 

Comitê científico
Adriana Delmira Mendes Polato (UNESPAR)
Anderson Jair Goulart (UFSC)
Cécile Prévost-Thomas (Université Sorbonne Nouvelle / França)
Claudia Inés Gómez  Suárez (Universidad de Antioquia / Colômbia)
Joaquim Dolz (Université de Genève/ Suíça)
Luciane de Paula (UNESP)
Marcos Antonio Rocha Baltar (UFSC)
Roberto Baron (UFSC)
Rosângela Hammes Rodrigues (UFSC)
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas (UDESC)
Thais dos Guimarães Alvim Nunes (UFSCAR)
Thomas Szende (INALCO / França)

Organização
Grupo de Estudos da Canção (GECAN)/UFSC

MAIS NOTÍCIAS