Grupo de Estudos do Gênero Canção - UFSC

O lugar do gênero canção no ensino da Língua Portuguesa:uma ressignificação metodológica

Maria Letícia Muza

Esta pesquisa se propôs a uma ressignificação metodológica do ensino da Língua
Portuguesa a partir do Tetragrama de Análise Multissemiótica da Canção (Baltar et
al., 2023), proposto pelo Grupo de Estudos da Canção – GECAN/UFSC –, e
apresentar práticas educativas com canção para a formação continuada de
professores. A metodologia de pesquisa que norteou as ações do planejamento e da
execução deste trabalho é do tipo qualitativo-interpretativista, de abordagem
documental, sob o qual fizemos um estudo propositivo. O aporte teórico está
embasado em Freire (1987; 1989; 1996; 1997; 2015), esteando a proposta de uma
educação emancipatória e crítica; em Vygotsky (1991; 1999; 2009; 2010),
fundamentando o conceito de omnilateralidade, hetero e autorregulação; em Bakhtin
(1993; 1997; 2012) e Bakhtin Volochínov, apresentando a visão dialógica dos
gêneros discursivos na aquisição e na apropriação do conhecimento; em Napolitano
(2002), sobre a história da música brasileira; em Costa (2003), levantando as
características híbridas do gênero canção; em Baltar et al. (2022; 2023) nos estudos
do GECAN ao trazer a proposta de análise multissemiótica da canção. Com foco no
ensino e na aprendizagem para a autonomia, autoria e reflexão sobre a língua,
propusemos uma prática educativa com a canção Pagu de autoria e interpretação de
Rita Lee e Zélia Duncan, consoante o Tetragrama de Análise Multissemiótica da
Canção (Baltar et al.; 2023), contemplando não somente os componentes verbais,
mas também, os componentes musicais, sociossituacionais e autorais da canção.
Este estudo, portanto, teve como objetivo geral mostrar como a canção, na esfera
artístico-cultural pode ensejar a formação crítica para os usos sociais da língua nas
aulas de Língua Portuguesa sob a abordagem metodológica do Tetragrama de
Análise Multissemiótica da Canção (Baltar et al., 2023), além da proposição de
práticas educativas com canções para a formação continuada de professores de
Língua Portuguesa. Como resultados, defendemos a relevância de práticas
educativas com canções para os usos sociais da língua, por meio do Tetragrama de
Análise Multissemiótica da Canção (Baltar et al., 2023), objetivando um ensinoaprendizagem mais significativo da Língua Portuguesa. O trabalho com canções
apresenta possibilidades de superar os desafios que se impõem diariamente na sala
de aula com vistas à formação humana integral dos estudantes. Valorizamos, na
pesquisa, os recursos para a compreensão e a produção da canção, visando ao prazer
estético, à sensibilização do outro, à interação com o outro, pensar a linguagem e
suas relações e implicações com a cultura e as ideologias, ressignificando
metodologicamente o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.

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