Tese de doutorado em Linguística Aplicada: A canção de denúncia em práxis educativas democráticas e dialógicas: ensino-aprendizagem de línguas com análise multissemiótica para humanizar práticas sociais.

Roberto Baron

A pesquisa A canção de denúncia em práxis educativa democrática e dialógica: ensino-aprendizagem de línguas com análise multissemiótica para humanizar práticas sociais partiu do questionamento inicial de como trazer as canções de denúncia da esfera da atividade humana de circulação original – onde foram compostas e criadas, predominantemente caracterizadas pelo entretenimento e diversão – para as atividades humanas de educação, como objetos de conhecimento para o ensino-aprendizagem de línguas e da língua portuguesa. Fornecem-se subsídios a professores e professoras de Língua Portuguesa, em contextos educativos do Ensino Básico, do Ensino Médio e do Ensino Universitário para a formação de docentes de línguas e da formação continuada, para analisar canções de denúncia como objetos de ensino e conhecimento contemporâneos, com enunciados completos, complexos e historicamente constituídos, para incentivar as práxis educativas democráticas e dialógicas que humanizam os processos de ensino-aprendizagem de línguas, especialmente a língua portuguesa. Visa a teorizar, organizar e ressignificar propostas epistemológicas, teóricas e metodológicas para problematizar a educação bancária, as lições em formato “púlpito”, “pódio”, “plataforma” ou “palco”, e transformá-las em práticas educativas como as dos círculos de cultura freireanos, em que predominem a decisão dialógica e a escolha consensual de canções de denúncia a serem estudadas por estudantes, professoras e professores, necessariamente uma local e outra global. A investigação é fundamentada no campo da Linguística Aplicada, na perspectiva dialógica e enunciativa do Círculo de Bakhtin, na Pedagogia Crítica de Paulo Freire, e na Análise Multissemiótica da Canção de Baltar. Metodologicamente, está organizada como uma pesquisa proposicional ensaística, experiencial e de revisão bibliográfica intertransdisciplinar, a fim de oferecer apoio aos professores e professoras que trabalham em diferentes contextos educativos, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa, Música, Sociologia, Filosofia, entre outras. Como resultado, apresentam-se as propostas de práticas educativas com canções de denúncia e a ressignificação do tetragrama proposto pelo Grupo de Estudos da Canção – GECAN, do Núcleo de Linguística Aplicada – NELA, do PPGL da UFSC, para uma análise multissemiótica das canções.

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