Dissertação de mestrado em Linguística Aplicada Belchior tinha razão: prática educativa de análise multissemiótica com a canção AmarElo

Tayná Miranda

Esta pesquisa tem, como objeto, a canção AmarElo, de Emicida (2019) e visa à proposição de uma proposta de prática educativa para o ensino de Língua Portuguesa a partir da análise multissemiótica do enunciado escolhido. Na ancoragem teórico-metodológica, inicialmente, em se tratando de prática educativa, este estudo se orienta a partir do pensamento freiriano em sua Pedagogia Crítica (FREIRE, 1987, 1992, 1996, 1998, 2005), o qual considera que esta forma de ensino que garante liberdade, autonomia e criticidade aos educandos, em oposição à forma bancária de ensino e aprendizagem. Em se tratando da linguagem, considera-se sua natureza social e adota-se a definição de Volóchinov ([1930] 2013) para este fenômeno, concebendo-o como “fato social da interação verbal realizada por uma ou mais enunciações” (p.158). Estas enunciações se materializam em gêneros do discurso, no interior das esferas da atividade humana (BAKHTIN [1979], 1997). Na transformação da linguagem em objeto de ensino, a compreensão, em Geraldi (1984,1991), sobre o ensino reflexivo, mediado pelas unidades básicas de ensino, soma-se à de Baltar et al (2019/2022) no âmbito do gênero canção. A metodologia é bibliográfica, documental e propositiva, com investigação a partir da leitura dos referenciais, seguida da análise dos PCN e da BNCC, para proposição de uma prática educativa com a canção AmarElo. Discutem-se algumas metodologias de ensino de Língua Portuguesa, bem como problematiza-se o ensino da canção mediado apenas pela letra, silenciando a parte musical que compõe o gênero. Dentre os resultados, destaca-se a introdução de inteligibilidades de elementos musicais como ritmo, harmonia, melodia e teoria dos afetos, em prática educativa com canções nas aulas de linguagem (PECL), na qual se prioriza o diálogo com os educandos sobre a canção AmarElo, considerando os conhecimentos prévios para base para construção coletiva e reflexiva de novos conhecimentos sobre o gênero e sobre as questões sociais nele implicadas nas situações reais de interação por ele mediadas. Assim, a presente pesquisa insere-se nos debates sobre a possibilidade de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa com canções apontando o trabalho com as semioses verbal e musical que a compõem como possibilidade de abordagem escolar do gênero mais semelhante à forma como ele se manifesta no cotidiano dos educandos.

Acessar tese

Palavras Chave: análise multissemiótica da canção; AmarElo; prática educativa.

MAIS PUBLICAÇÕES