Grupo de Estudos do Gênero Canção - UFSC

Canção de resistência e ensino: uma prática educativa para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa no ensino médio

Rita de Cássia Peres

Esta tese tem como foco o estudo do gênero discursivo canção e a apresentação de
uma prática educativa, desenvolvida em uma turma de primeiro ano do ensino médio,
de uma escola estadual de Santa Catarina. O quadro teórico no qual nos embasamos,
tanto para nossas reflexões, quanto para a elaboração de nossa prática educativa,
tem como principais referenciais a pedagogia crítica de Freire (1987 e 1992), os
estudos enunciativistas de Bakhtin (1997), a Análise Crítica de Gênero (ACG) e o
trabalho realizado pelo Grupo de Estudos sobre a Canção (GECAN), como um gênero
discursivo multissemiótico. A proposta da prática educativa em sala de aula seguiu os
princípios metodológicos da pesquisa-ação: problematização, ação, reflexão, ação,
transformação. Para isso utilizamos seis canções, às quais denominamos canções de
resistência. Nossa questão de pesquisa foi: de que maneira o trabalho com o gênero
discursivo canção de resistência propicia condições para que um/uma estudante
desenvolva seu senso crítico a ponto de se transformar e, quiçá, ser um agente
transformador da sociedade? O objetivo geral é entender o processo de ensinoaprendizagem da canção de resistência em uma turma de primeiro ano, do ensino
médio, em uma escola pública de Santa Catarina. Os objetivos específicos são: i)
analisar canções de resistência em sala de aula de acordo com o tetragrama da
canção (GECAN, 2023), procurando elencar os ganhos no processo de interlocução
com o gênero; ii) levantar elementos da aprendizagem da produção do gênero canção
de resistência de acordo com o tetragrama da canção (GECAN, 2023), a partir de uma
atividade didática de produção de canção; e iii) contribuir para o aprimoramento do
tetragrama analítico multissemiótico proposto pelo GECAN. Os dados gerados para a
pesquisa compreendem seis canções de compositores e intérpretes locais e globais,
letras de canção escritas pelos participantes da pesquisa, avaliação escrita feita pelos
e pelas estudantes-participantes da pesquisa e também pelas observações e
anotações diárias feitas pela pesquisadora. As canções compostas pelos e pelas
estudantes-participantes da pesquisa foram gravadas em CD e cada participante
recebeu um exemplar para ter de recordação e como uma forma de devolutiva pela
participação na pesquisa. Entre os resultados obtidos com a pesquisa estão: i) A
análise de canções faz refletir sobre a sociedade e algumas de suas mazelas, entre
elas: homofobia e machismo; ii) A interação com a linguagem não verbal (musical) e
a verbal (letra da canção) propicia a interpretação de um gênero que é completo e
complexo (Baron, 2022); iii) O contato com o novo gênero discursivo possibilitou a
compreensão sobre variados estilos de compor música e letra de canção; iv) O
exercício da escrita de letra de canção é uma forma de praticar a autoria com
originalidade; v) Nas letras de canção, que foram produzidas, percebe-se a empatia,
as dificuldades e os desafios de sujeitos reais; vi) As letras de canção, compostas
pelos e pelas estudantes, trouxeram questões relevantes e “promoveram um debate”,
envolvendo política, cultura e relações sociais; vii) Nas letras que foram produzidas
são identificados aspectos da cultura local e global; viii) A subjetividade em cada uma
das letras de canção produzidas denotam sentimentos de sujeitos que não se
sentiram assujeitados e manifestaram, pela linguagem verbal, implícita ou
explicitamente, suas visões de mundo, valores ou crenças (letramento ideológico).

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