Grupo de Estudos do Gênero Canção - UFSC

Colocando fermento pra massa: possibilidades de trabalho com a criticidade e a alteridade através do gênero canção

Michela Espindola e Marcos Baltar

Resumo

Alinhado aos estudos dialógicos do discurso e à pedagogia crítica, este trabalho salienta que os documentos oficiais norteadores do ensino de linguagens têm como premissa que a consciência crítica é algo latente na formação humana do estudante, mas desconsideram que ultrapassar a ponte da ingenuidade para a criticidade demanda exercício contínuo no olhar sobre os discursos que circulam em todas as esferas, não só a escolar. Como forma de trazer subsídios para repensar essa questão, buscamos respaldar uma prática educativa comprometida com o desenvolvimento da criticidade discente através de um olhar alteritário sobre o enunciado. Para tanto, neste artigo, trazemos a elucidação de alguns conceitos atinentes ao escopo desta pesquisa, apresentamos a análise de uma canção à luz do Tetragrama de análise multissemiótica de canções do grupo GECAN/ NELA-UFSC e, por último, sugerimos uma prática educativa que envolva criticidade e alteridade por meio da canção analisada.

Acessar artigo

MAIS PUBLICAÇÕES