Reflexões sobre o espaço da canção nos documentos parametrizados nacionais para o Ensino Fundamental

Tayná Miranda de Andrade, Marcos Antonio Rocha Baltar, Laura Miranda de Castro

O presente estudo tem como objetivo problematizar as orientações para o trabalho com a canção, como gênero multissemiótico, nos documentos parametrizadores de Língua Portuguesa destinados ao sexto e ao sétimo anos do Ensino Fundamental, em contexto nacional. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se na concepção marxista de formação integral do ser humano, que norteia os mencionados documentos oficiais, e associando-a aos estudos sobre canção em Tatit (1997; 2003) e em Baltar et al. (2019). A partir destes norteamentos, buscaremos responder às seguintes perguntas: i) Como se relacionam as propostas de ensino e aprendizagem da canção nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018)? ii) Como se materializam as propostas de trabalho com a canção em livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2020? Considera-se que, a partir do presente trabalho, é possível contribuir para a reflexão dos profissionais da grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, em particular os de Letras que trabalham a canção na escola, além de fomentar a existência de novas pesquisas, possivelmente interdisciplinares, sobre a canção como objeto de conhecimento.

Acessar Artigo

MAIS PUBLICAÇÕES