Práticas educativas dialógicas com análise multissemiótica de canções de denúncia

Marcos Baltar, Roberto Baron, Camila Fraga

Neste artigo, seguindo a pedagogia crítica, fundamentados em abordagens enunciativista e interacionista dos estudos da linguagem, consideramos a canção um gênero discursivo multissemiótico. As canções de denúncia, com enunciados completos, complexos, conforme Círculo Bakhtin, saturadas de ideologias, memórias sociais, podem mobilizar interações discursivas multissemióticas, intergenéricas, multiculturais, cronotópicas nas práticas educacionais dialógicas de ensino-aprendizagem de línguas. Na metodologia de negociação consensual, professores e alunos escolhem canções como objetos de conhecimento, participam da escuta, leitura, análise e produção de textos. O tetragrama de análise multissemiótica da canção, elaborado pelo Grupo de Estudos da Canção, rege a análise. Resultados parciais com essas práticas educativas indicam que, além de fortalecer os estudantes para o uso consciente das linguagens, é possível orientar pessoas para a autonomia social, com pensamento crítico, para aprender a ler o mundo como um mundo historicamente constituído, com esperança, tolerância, para promover ética e sensibilidade estética nas aulas de língua portuguesa.

Acessar Artigo

MAIS PUBLICAÇÕES